sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O surgimento da WEB

Antes da WWW a internet era apenas usadas nas universidades e pelo exército para testes, estudos, trocas de informações e arquivos, visto que a internet não era democrática resolveram fazer testes de expansão, fazendo com que outras pessoas pudessem se conectar. Atualmente jornais podem publicar matérias sobre um determinado fato e esse ser acessado por várias pessoas de diversos lugares do mundo, toda essa democratização da internet devemos ao engenheiro de software Tim Berners-Lee que é o inventor da web.

Em 1989 Tim Berners-Lee trabalhava no Laboratório de Física de Partículas Europeu, propôs a criação de um espaço global aonde se trafegassem HyperText, um documento de texto simples que poderia levar qualquer informação através da rede esse documento conhecemos hoje como HTML.

Em 1990 Tim Berners-Lee escreve um programa chamado “WorldWideWeb” o primeiro navegador um software capaz de interpretar todo documento de HyperText e mostrar as devidas informações ao usuário, era a única maneira de ver a Web, logo após esse software foi rebatizado de Nexus para que não ouve-se confusão entre o software interpretador e o documento de informação pois os dois a princípio eram conhecidos como WorldWideWeb.

Também em 1991 para que pude-se navegar em documentos traves dos hyperLinks, surge os primeiro servidor web, aonde armazenava o documento de HyperText e toda vez que que se clicava em um HyperLink era feita uma requisição ao navegador daquele documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário